1
 
   Regras básicas de trânsito e requisitos de condução.
 
 

Informações Gerais:
Dirige-se do lado direito e ultrapassa-se do lado esquerdo. A taxa de acidentes nos Emirados Árabes é a mais alta do mundo. Acidentes de trânsito são a causa número um de morte nos Emirados Árabes devido aos índices de alta velocidade. Nas pistas há lombadas repentinas, e tempestades de areias que criam dificuldades adicionais aos motoristas. Todos os acidentes deverão ser reportados à polícia, e nenhum veículo deve ser mexido até que a polícia chegue ao local do acidente. Em Dubai, os veículos envolvidos em acidentes menores podem ser transladados para um lado da estrada enquanto aguardam a chegada da polícia.

Motoristas envolvidos em acidentes em que hajam feridos, serão retidos até que a(s) pessoa(s) seja(m) liberada(s) do hospital. Normalmente, a família de visitantes envolvidos em fatalidades recebe uma compensação monetária. Acidentes de relativamente pequeno porte podem resultar em demorados processos no tribunal.

Estradas:
Existe uma excelente infraestrutura de estradas ao longo dos Emirados Árabes. Há também ótimas estradas de macadame ao redor da costa Oeste entre Abu Dhabi e Dubai, Sharjah e Ras al Khaimah; entre Sharjah and Dhaid; e conectando Dubai com outros estados do Norte e do interior. O sistema de estradas está baseado de acordo aos princípios Britânicos e Europeus. Os sinais de trânsito são bastante fáceis de se entenderem.

Estacionamento:
A municipalidade de Dubai tem parquímetros na maioria dos estacionamentos, estradas e ruas principais. Você terá que pagar no distribuidor do bilhete Laranja, pegar seu bilhete, e colocá- lo em seu pára-brisas. Você também terá a opção de comprar um cartão de estacionamento, que poderá ser utilizado nos parquímetros, através da Estação Emarart Service (Verdes), ou através de um funcionário do estacionamento. As multas são bastante caras se você não tiver o bilhete do estacionamento, ultrapassar o tempo estipulado, ou se estacionar na calçada por alguns minutos.

Multas:
As leis do país impõe rigorosas penalidades para certos tipos de violações de trânsito, especialmente dirigir sob a influência de álcool. Nos Emirados Árabes, existe tolerância zero para aqueles que dirigem sob influência de álcool. Sanções podem variar desde robustas sentenças e multas, e no caso dos muçulmanos (até aqueles que são cidadãos americanos), chicotadas. Motoristas envolvidos em acidentes que deixem feridos serão automaticamente detidos até que a(s) pessoa(s) ferida(s) seja(m) liberadas do hospital. Aconselha-se aos motoristas obedecer as leis, e evitar cometer infrações de trânsito que podem resultar, não somente em multas, mas também em “Black Points“ que se acumulados, resultam na suspensão da carteira de motorista, ou até em penalidades mais severas.

Combustível:
A gasolina é relativamente barata para as normas dos Estados Unidos e Europa.

Limites de Velocidade:
Áreas Urbanizadas: 60 à 80 km/h.
Outros lugares: 100 à 120 km/h.

Informações sobre Pedágios:
Existem pedágios sob Garhoud Bridge e Sheikh Zayed Road, dentre outros.

Requisitos para Condução:
A idade mínima para dirigir nos Emirados Árabes é de 18 anos. A maioria das companhias se recusam a alugar carros para menores de 21 anos, e em alguns casos, menores de 25 anos.

Carteira de Motorista:
Em Abu Dhabi e Dubai você precisará de uma habilitação internacional para dirigir. Em qualquer outro lugar dos Emirados Árabes você precisará obter a carteira local. Carteiras de outros países não são reconhecidas. No entanto, visitantes que obtiverem uma habilitação internacional emitida pela autoridade local do país emissora de seu passaporte, poderão dirigir sem maiores problemas. Os Emirados Árabes reconhecem carteiras emitidas por outros estados do Gulf Cooperation Council (GCC), somente se o portador estiver dirigindo um veículo registrado no mesmo estado do GCC. Sob nenhuma circunstância deve-se dirigir sem uma carteira válida.

Cinto de Segurança:
O uso do cinto de segurança à todo momento é extremamente recomendado. Crianças: O uso de assentos especiais para crianças é recomendado.

Motocicletas:
Motos são raramente utilizadas, pois é bastante perigoso dirigir uma moto nos Emirados Árabes. Na maioria das vezes as motos são utilizadas para serviços de entrega já que podem atravessar o trânsito sem maiores dificuldades.

Telefones úteis:
Polícia 999
Ambulância 998
Bombeiros 997

Referências:

The Emirates Network
Foreign Affairs and International Trade Canada
U.S. Department of State
Easy Expat
iExplore.com
Wikitravel
Automotive Directory of the UAE
UAE Iteract
Dubai Police

Voltar para a homepage

Designed and developed by Tech305.com web design and internet marketing