Regras básicas de trânsito e requisitos de condução.
 
 

Informações Gerais:
Na Grécia dirige-se do lado direito. A linha do meio, são 3 linhas, é designada para a ultrapassagem.
A Grécia tem o maior índice de acidentes da Europa, tendo em conta que a grande maioria dos sinais vermelhos são ignorados pelos motoristas. Tente evitar Atenas hora do rush pois o trânsito é bastante caótico. Nesta cidade também existe um sistema de controle de automóveis de acordo com a placa do veículo. Há dias em que somente é permitida a circulação de veículos com placa de números pares, e vice-versa.

Auto-estradas:
Na Grécia existem rodovias que conectam Athens com Thesaloniki, Athens com Patras, e algumas outras rodovias. Como Grécia é um país montanhoso, as estradas são sinuosas e há bastante ventania, por isso é preciso ter muito cuidado ao dirigir.

Direito de Passagem:
Os veículos que entrem em um cruzamento pelo lado direito, têm o direito de passagem.

Estacionamento:
Nas maiores cidades da Grécia o estacionamento na rua é praticamente inexistente. A melhor solução é estacionar em estacionamentos para turistas, ou no estacionamento do hotel, pois estacionar em locais proibidos pode resultar no cancelamento de sua chapa.

Combustível:
A maioria dos postos de gasolina estão abertos de 7 AM à 7 PM. Alguns postos aceitam cartões de crédito. A gasolina regular sem chumbo tem um índice de octanagem de 91 ou 92; a octanagem do “super“ é de 96 ou 98. Os automóveis movidos a diesel não são permitidos na Grécia, pois as partículas encontradas neste tipo de combustível podem contribuir para a deterioração dos monumentos antigos.

Sinais de Trânsito:
Os sinais de trânsito são relativamente fáceis de se entender, já que não contém texto e são parecidos aos sinais Europeus.

Limites de Velocidade:
Os limites de velocidade na Grécia são medidos em km/h. Esteja sempre atento ao limites de velocidade, pois estes variam bastante de região para região.

Vias expressas: 120 km/h.
Áreas urbanas:110 km/h.
Estradas de duas vias: 120 km/h.
Fora das áreas construídas: 50 km/h.

Informações sobre Pedágios:
Na Grécia há duas auto-estradas que têm pedágio. Uma vai desde Atenas até Peloponnesus, e a outra vai desde Atenas até Thessaloniki. O valor do pedágio varia de acordo com o trajeto.

Requisitos para Condução:
A idade mínima para dirigir na Grécia é de 17 anos.

Carteira de Motorista:
Tanto a habilitação internacional quanto a carteira da União Européia são aceitas na Grécia. É preciso ser maior de 21 anos para poder alugar um carro (dependendo da categoria), e ter tido a habilitação por pelo menos 1 ano.

Seguros:
Third-party seguros são obrigatórios, assim como seguros de incêndio. Ambos estão incluídos em todos os carros de aluguel.

Cinto de Segurança:
O uso de cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros.

Crianças:
A idade mínima permitida para uma criança andar no banco da frente é de 10 anos.

Motocicletas:
É obrigatório o uso de capacete para dirigir uma moto na Grécia. Esteja sempre atento(a) aos limites de velocidade:
Vias expressas: 90 km/h.
Trechos urbanos: 70 km/h.
Estradas de mão dupla: 90 km/h.
Fora das áreas construídas: 70 km/h.
Áreas construídas: 40 km/h.

Telefones Úteis:
Polícia 100
Bombeiros 199
Ambulância 166
Emergência 112

Referências:

DrivingAbroad
About.com
GreekLandscapes.com
The Ellada Site
Autoeurope
Hellas Guide
Wonderfull Greece

Voltar para a homepage

Designed and developed by Tech305.com web design and internet marketing