Regras básicas de trânsito e requisitos de condução.
 
 

Informações Gerais:
Dirige-se do lado direito e ultrapassa-se do lado esquerdo.

Estradas e Auto-estradas:
A Itália tem uma rede rodoviária nacional que é mantida em boas condições, embora, em direção ao sul da península há uma nítida deterioração na manutenção das estradas e auto-estradas regionais. A principal auto-estrada Norte-Sul que liga Milão a Nápoles é uma rodovia com pedágio que vai até o meio da “bota“ Italiana. Esta é conhecida como a “A1“ ou “Autostrada del Sole“, ou “E35“ usando seu nome Europeu. A “A1“ está conectada a auto-estradas que vão para destinos ao Leste e Oeste da mesma.

Nas auto-estradas Italianas, os sinais de trânsito são verdes com o nome da auto-estrada e o prefixo “A“, seguido de seu respectivo número de acordo com o destino. Por exemplo: A1 vai de Roma à Florença. Algumas rotas vem também com o nome das estradas com uma “E“ de prefixo, seguindo o padrão Europeu.

Direito de Passagem:
Sempre dê prioridade aos trens, bondes, ônibus, e veículos de emergência. Nas cidades e áreas construídas, a prioridade é dada ao tráfego de acesso pela direita, a não ser que seja indicado o contrário.

Estacionamento:
O estacionamento nas cidades e vilas, particularmente aquelas consideradas como centros turísticos, não é nada fácil. O melhor é estacionar em estacionamentos designados (sinalizados em azul e branco com uma “P“), ou no lado direito da estrada. As linhas brancas indicam espaços públicos gratuitos, e as linhas azuis espaços públicos pagos. Sempre que você estacionar nas zonas azuis de 9:00 AM à 2:30 PM e de 4:00 PM à 8:00 PM de Segunda a Sábado (exceto feriados), o veículo deve ter o bilhete do estacionamento visível. Os bilhetes são vendidos pelos próprios manobristas, mas também podem ser comprados em qualquer parquímetro, ou bar local. Geralmente, o estacionamento é gratuito aos Domingos e feriados.

Multas:
Se o motorista comete uma infração de trânsito, este deve pagar 25% do valor total da multa, imediatamente. Um recibo oficial deve ser emitido. Os motoristas que utilizem as rotas de ônibus ou de bicicleta, serão multados no instante. Telefones celulares não devem ser utilizados, a menos que tenham um sistema de “mãos livres“. O nível de álcool no sangue permitido para dirigir na Itália é de 0,08%. Esse limite é estritamente
respeitado, e testes [do bafômetro] aleatórios são bastante comuns em todo o país.

Combustível:
Todos os tipos de gasolina sem chumbo (benzina), diesel, e GLP estão disponíveis. Cartões de crédito e débito são aceitos em alguns dos postos de gasolina, no entanto, os cartões provavelmente não funcionarão nas máquinas automáticas que estão disponíveis fora de horas laborais, e na hora do almoço (12:00 PM- 3:00 PM). Muitos postos de gasolina fecham aos Domingos. Não é permitido o uso de galões de gasolina (pessoais) para a reposição de combustível.

Limites de Velocidade:
Áreas construídas: 50 km/h (31 mph)
Estradas secundárias: 90 km/h (56 mph)
Rodovias Principais: 110 km/h (68 mph)
Auto-estradas: 130 km/h (81 mph)

Informações sobre Pedágios:
A rede de auto-estradas Italiana possui bastante pedágios em comparação aos outros países Europeus. No entanto, se você tiver tempo suficiente, pode utilizar uma das várias estradas estaduais e regionais para chegar ao seu destino. O custo do pedágio varia de acordo com a rota e o tamanho do veículo. O motorista pode pagar com dinheiro em efetivo, ou cartão de crédito nas cabines de pedágio com o sinal ViaCard em cima. Existe também a opção de pagar com cartões pré-pagos conhecidos como Viacards que devem ser comprados com dinheiro em efetivo.

Requisitos para Condução:
A idade mínima legal para conduzir um carro, ou uma moto com mais de 125cc, é de 18 anos.

Carteira de Motorista:
Uma habilitação internacional é necessária para poder dirigir na Itália, a menos que o motorista tenha a habilitação “photocard“ da União Européia.

Documentação:
O motorista deve ter sempre em mãos sua habilitação internacional, o certificado de seguro, o registro do veículo, e os documentos de titularidade.

Seguros:
Third-party seguros são obrigatórios e obter o “green card’ é altamente recomendado. O “green card“ é um seguro de fronteira valido por 15, 30 ou 45 dias, e deve ser emitido antes de sua viagem.

Requisitos para o Veículo:
O veículo deve trazer um triângulo de sinalização e coletes de visibilidade. Também são recomendados um kit de lâmpadas de reposição, extintor de incêndio, e primeiros socorros.

Cinto de Segurança: O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros.

Faróis:
Faróis de cruzamento devem ser utilizados em caso de más condições de visibilidade diurna, e em todos os túneis. Devem também devem ser utilizados nas auto-estradas, vias rápidas, e em todas as estradas fora das cidades. As motos deve utilizar os faróis médios durante o dia, à todo momento.

Crianças:
Crianças menores de 1,50 M devem usar um assento apropriado de acordo com seu tamanho e peso, e cintos de segurança adicionais (estes devem obedecer às normas de segurança nacionais e Europeias).

Motocicletas:
É obrigatório o uso de capacete ao andar de moto.

Telefones Úteis:
Polícia 113
Bombeiros 115
Ambulância 118

Referências:

In Italy Online
Driving Abroad
Lodging.it
Drive Alive!
AngloInfo
Autostrade S.p.A.

Voltar para a homepage

Designed and developed by Tech305.com web design and internet marketing