Regras básicas de trânsito e requisitos de condução.
 
 

Informações Gerais:
No Japão, dirige-se do lado esquerdo da estrada, e o volante é no lado direito do veículo. Os sinais de trânsito seguem as normas internacionais, e a maioria dos sinais nas estradas principais estão em Japonês e Inglês. No entanto, nas áreas rurais isto não acontece. Se você tem planejado dirigir em áreas mais remotas, é aconselhável adquirir uma atlas rodoviário Inglês-Japonês antes de sua viagem. Normalmente, os motoristas são bastante educados e pacientes. Alguns dos perigos de se dirigir nas estradas japonesas incluem motoristas em alta velocidade nos cruzamentos mesmo quando o sinal está vermelho, veículos parando à beira da estrada e bloqueando a passagem, e ciclistas circulando do lado errado da estrada. O Japão tem semáforos horizontais com setas que aparecem sob as luzes principais. Os daltônicos devem notar que a luz vermelha (stop) está localizada à direita e a verde (go) está localizada à esquerda.

Estradas e Auto-estradas:
As condições das estradas geralmente são boas, apesar de que as ruas das cidades tendem a ser bastante estreitas. Engarrafamentos são um problema freqüente em torno dos centros urbanos. Nas zonas montanhosas, as estradas normalmente fecham durante o inverno, e os veículos devem estar equipados com correntes nos pneus. As quatro ilhas principais do Japão estão cobertas por uma rede rápida de mais de 7.000 km. Esta rede possui uma ligação ininterrupta entre a prefeitura de Aomori, ao Norte de Honshu e Prefeitura de Kagoshima, ao Sul de Kyushu, ligando também Shikoku.

Direito de Passagem:
Os pedestres têm o direito de passagem sobre os carros.

Estacionamento:
Encontrar estacionamento pode ser bastante difícil em alguns centros urbanos. Dirigir entre as cidades pode ser extremamente confuso, e o estacionamento pode custar em torno de 300-400/ hour ¥.

Multas:
Os motoristas que forem pegos dirigindo sem uma habilitação legal estão sujeitos a multas, prisão, e possível deportação. Aqueles que forem parados por dirigir sob a influência de drogas ou álcool, terão suas habilitações confiscadas.

É ilegal o uso de telefones celulares enquanto estiver dirigindo.

Combustível:
O combustível no Japão custa cerca de 100 ienes por litro. A maioria dos postos de gasolina não têm auto-seviço.

Limites de Velocidade:
Normalmente, os limites de velocidade variam de 80 a 100 km/h em vias expressas, 40 km/h em zonas urbanas, 30 km/h em ruas laterais, e de 50 a 60 km/h em outros lugares. No entanto, é bastante comum que os motoristas excedam os limites de velocidade por volta de 10 km/h.

Informações sobre Pedágios:
A maioria das estradas japonesas são gratuitas, com exceção das vias expressas e algumas rotas de condução cênica. O Japão tem o sistema de pedágios mais caro do mundo. O preço do pedágio depende da rota e das estradas. Ao entrar na via expressa, deve-se coletar o bilhete, que pode ser inserido junto com o pagamento em uma máquina na saída. Em muitos veículos há também um sistema de cartão eletrônico que automaticamente cobra a tarifa.

Requisitos para Condução:
A idade mínima legal para a condução no Japão é 18 anos.

Carteira de Motorista:
Os estrangeiros podem dirigir no Japão com uma habilitação internacional (IDL) apropriada, durante um ano após a entrada no país. O Japão reconhece as habilitações internacionais que são baseadas na Convenção de Genebra de 1949. No entanto, alguns outros países, incluindo a Bélgica, França, Alemanha e Suíça, aceitam somente as habilitações internacionais que são baseadas em diferentes convenções. Os títulos emitidos por esses países não são válidos no Japão. No caso, os titulares de carteiras francesas, alemãs, ou suíças, podem dirigir no Japão por até um ano com suas carteiras devidamente traduzidas ao japonês.

As pessoas de outros países, cujas habilitações internacionais não sejam reconhecidas no Japão, devem obter uma habilitação japonesa para poder dirigir legalmente. A carteira de habilitação japonesa é exigida para todos os motoristas, que permanecem no Japão por mais de um ano.

Seguros:
O seguro obrigatório japonês é necessário para todos os proprietários e condutores de automóveis no Japão.

Cinto de Segurança:
O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros.

Crianças:
O uso de assentos de segurança é obrigatório para todas as crianças menores de 6 anos.

Motocicletas:
No Japão é obrigatório o uso do capacete ao andar de moto.

Telefones Úteis:
Polícia 110
Ambulância 119

Referências:

Japan Guide.com
Embassy of United States in Japan
Japan Automobile Federation
Japan National Tourist Organization
Metropolis Tokyo
Wikitravel

Voltar para a homepage

Designed and developed by Tech305.com web design and internet marketing